Como photo-organizer profissional me deparo constantemente com interjeições de surpresa quando comento com o que trabalho. Não é incomum aparecerem perguntas tipo: "Mas alguém precisa desse trabalho?", "O que você faz de verdade?", “Entregam as fotos para você organizar?"entre outros comentários um tanto descrentes.
Sim, sou uma profissional de organização de fotografias. Trabalho organizando acervos fotográficos, trazendo uma organização clara e lógica para as suas imagens.
Eu entendo essa surpresa em relação ao meu trabalho. É um trabalho que passou a ser oferecido recentemente e ainda muito pouco divulgado.
Não pensamos que existe essa demanda de organização de fotos, pois a nossa lembrança mais clara relacionada a esse universo ainda está vinculada a nossas fotos impressas e ao início do uso das câmeras digitais, lá pelos anos 2000, onde ainda existia o hábito de levar o cartão de memória para as lojas de revelação imprimirem.
Mas o que aconteceu com a chegada de melhores câmeras em nossos celulares/smartphones é que passamos a adotar um novo comportamento. Passamos a tirar mais fotos do que nunca antes foram tiradas. Não é mais requisito comprar rolos de câmeras. Não é mais necessário revelar as fotos para termos a posso delas. Não é mais inviável tirar várias registros de uma mesma com a intenção de salvar apenas uma que deu certo.
Facilitou demais a nossa relação com as fotos, não? Demais!!! Um novo mercado foi criado e a adesão a ele foi automática. Mas temos o outro lado da moeda: apesar de muitas fotos tiradas, pouca, ou pouquíssimas, são aproveitadas como antes.
O caos de nossas fotos digitais passou a imperar em 90% dos telefones. Ainda é agravado com com arquivos salvos anteriormente, sem uma organização clara e lógica, piorando ainda mais a situação dos arquivos.
E, de acordo com a lógica do mercado onde as novas demandas geram novas ofertas, surgiu o trabalho do profissional de organização de fotografias, também conhecido como o photo-organizer.
A organização The Photo Managers existe desde 2009, onde photo-organizers e pessoas interessadas em organizar suas próprias fotos, espalhadas pelo mundo inteiro, se encontraram e formaram uma comunidade com um interesse em comum: organizar as fotos.
Seja organizado, selecionado, digitalizando, compartilhando, restaurando, armazenando fotos digitais ou impressas, o trabalho de um photo-organizer vai além da organização.
Sim, o trabalho de organizar fotos é recente. A profissão photo-organizer é recente. Mas as memórias que são cuidadas não, desde sempre elas existiram, e cabe a profissionais qualificados e atualizados no mercado oferecerem a melhor solução para cada caso.
Muitos não sabem o que é um photo-organizer, mas muitos precisam de um!
Comments