top of page

Acumulador digital

Já ouvimos falar em acumuladores, que são aquelas pessoas que tem grande dificuldade de descartar os seus objetos, mesmo que esses não tenham mais qualquer utilidade para eles. Casas atulhadas, desorganizadas, a busca por mais objetos que já possui, e o sentimento de que irá precisar de determinado objeto no futuro cresce de forma descontrolada, impedindo o descarte. Em casos mais graves, o acúmulo é tanto que o transtorno começa a criar dificuldades para a própria pessoa, como isolamento e depressão. Mas existe acumulador digital mesmo? SIM, existe! O termo acumulador digital foi usado pela primeira vez em 2015 em um artigo sobre um holandês, de 47 anos, que depois que ganhou sua câmera digital passou a produzir milhares de fotos por dia, na sua maior parte de paisagens e extremamente similares. Ele se sentia extremamente apegado às suas fotos. Possuía 4 HDs contendo suas fotos originais, além de outros quatro contendo backup dessas fotos. “Ele nunca usou ou olhou as fotos que salvou, mas estava convencido que seriam úteis no futuro” escreveram os autores.


O acumulador digital de fotos comentou que ao organizar suas fotos, além de se sentir frustrado, gastava em média 4horas por dia, o que gerava mais ansiedade ainda ao lidar com o volume produzido. Interferia não só o seu sono, mas atividades de sua rotina, deixando de lado a limpeza de casa, assim como o lazer e outros afazeres.

 

A acumulação digital muitas vezes está escondida, tomando espaço que não são necessários em nuvens e também por não afetar de modo explícito o funcionamento de rotina do acumulador digital. Já foi classificada como um subtipo de transtorno de acumuladores, pois envolve os seguintes características: dificuldade de descarte devido a uma necessidade de salvar aqueles arquivos, pois algum dia será necessário; acumular os arquivos em múltiplos HDs, acarretando em acúmulo digital, desorganização e perda de perspectiva de seus arquivos; ansiedade e interferências em suas rotinas diárias. Desapegar é uma prática que precisamos estar constantemente alertas, prestando atenção em nossos hábitos de consumo de informação e de produção de arquivos, para não acumularmos o que não é necessário. Criar um sistema racional de informações, de fotos e de arquivos é o começo para uma conscientização de uma produção digital mais eficiente e significativa. A organização digital é o começo para você voltar ao controle de seus arquivos produzidos! Não se deixe levar pela produção digital desenfreada. O resgate de suas informações pode lhe custar muito alto, financeira e emocionalmente.

130 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page