top of page

Suas fotos em álbuns. O que escolher?

Quem me acompanha pelas redes sociais, sabe o quanto eu defendo o melhor aproveitamento das fotos tiradas, e que em sua maioria ficam esquecidas no celular ou no computador.

E uma das formas mais tradicionais de dar vida novamente às fotos é através dos nossos conhecidos álbuns. Quem nunca aqui se deliciou com álbuns de fotos que os nosso pais montavam? Eu me lembro que cada vez que eu pegava o álbum para folhear, aquilo parecia algo mágico, como um caixinha cheia de surpresas boas para eu me deliciar. E isso acontecia, e ainda acontece, a cada vez que eu pego o álbum, até mesmo sabendo de cor e salteado quais fotos eu irei encontrar.


Vou apresentar aqui alguns álbuns disponíveis no mercado e que podem se encaixar em seu projeto de dar vida às fotos novamente!



Fotolivro - utiliza papéis mais finos, com abertura de página tradicionais, onde há mais opções de valores mais em conta para colocar o seu projeto de álbum em prática. (imagem Digipix)



Álbuns fotográficos - aqueles com uma qualidade superior de impressão (papel fotográfico), indicados especialmente para aqueles momentos que precisam ser preservados por mais tempo, sem comprometimento da qualidade das fotos. Indicados para casamentos, newborn e celebrações importantes. Possuem acabamentos de papel diversos, normalmente com folhas bem grossas e abertura panorâmica de 180graus. O seu custo é mais alto, por conta de sua qualidade superior. (imagem Digipix)



Álbuns "analógicos" - essa é uma das minhas paixões. São aqueles álbuns, super bem encadernados, com folhas vegetais entre as páginas, onde você com as suas fotos impressas monta as folhas com cantoneiras ou fita adesiva dupla-face acid-free (para não estragar suas fotos no futuro). Seu valor é mais alto pela qualidade do trabalho de encadernação, pela exclusividade e personalização do produto. (imagem MiM Papelaria)



InstaAlbuns - ele lembra aqueles álbuns antigos com folhas autocolantes, mas com uma qualidade superior onde a maior vantagem é a entrega imediata e a flexibilidade que você tem para posicionar e reposicionar as fotos, com suas folhas separadas por um tecido fino que não estraga suas fotos (Não, pessoal! Não é aquele álbum magnético que as folhas colantes e a folhas plásticas, que estragaram muitas fotos por ai com o tempo...) (imagem JK Fotos)



O processo de escolha de álbuns sempre vai refletir um pouco da nossa personalidade, por isso é recomendado que pensemos nos projetos que queremos realizar. Que tal parar e pensar o que queremos colocar no álbum, qual o modelo que irmos escolher, assim como o tipo de montagem, o tipo de diagramação, e por ai vai.. São muitas as opções disponíveis hoje no mercado, para todos os gostos, personalidades e bolsos.


Minha sugestão é que a cada projeto sigamos em uma linha de álbuns. Como assim? Se você gostaria de montar álbuns de suas viagens, indico que escolha um tamanho e mantenha esse tamanho para todos os álbuns de viagem, incluindo outros pequenos detalhes que farão daquele projeto seu e único.


Outro exemplo que dou é o do anuário de seus filhos. Gostaria de ter um álbum de cada ano dele? Que tal escolher um projeto mais personalizado, que pode fazer parte da decoração do quarto dele. Lindos álbuns analógicos, com cores afins, se tornam além de um simples álbum e passam a compor o ambiente escolhido. Ainda existem caixas lindas onde os mesmos podem ser guardados, acompanhando o charme dos álbuns. (imagem MiM Papelaria)




Na montagem, tanto dos álbuns "digitais" como dos "analógicos", podemos brincar com a diagramação deles também. Pode ser um estilo minimalista ou de scrapbook, muito colorido ou dando ênfase nas fotos com cores neutras. Usar cantoneiras coloridas ou sóbrias. A personalidade é sua e assim deve ser o diagramação que você escolher.


Muitos profissionais podem te ajudar nessas escolhas, indicando bons fornecedores, qual a melhor impressão para cada projeto, além da escolha e edição das imagens também, o que agrega muito valor ao seu álbum. Photo-Organizers podem te ajudar a conduzir em todo o processo, desde a sua concepção do projeto, fornecedor, escolha, edição e montagem. Você só precisa receber o seu produto em casa!

379 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page